top of page

Phishing

Phishing são ameaças virtuais, também chamados de crimes cibernéticos, onde pessoas mal intencionadas aproveitam oportunidades para tirar proveito de outras pessoas na internet. No Brasil, a Lei 12.737/2012 conhecida como lei dos crimes cibernéticos está lei tratar de infrações relacionadas aos meios eletrônicos que inclui casos de phishing.



Você sabe o que é o phishing?




O termo phishing foi escolhido devido sua semelhança com palavra fishing, que significa pescar. Isso quer dizer a prática de “pescar” as informações e dados secretos dos usuários através de informações os dados falso que são muito atrativos.


Assim como na pesca, o sujeito que pratica o phishing consegue estas informações através de uma isca lançada aos usuários para então obter as informações que necessitam para aplicar os golpes.


Phishing é um crime virtual no qual pessoas comuns são contactadas por meio de email, telefone, aplicativos de mensagem ( Whatsapp, Telegram entre outros) ou mensagens de texto (SMS) por uma outra pessoa ou empresa. O contato se faz de maneira genuína, para atrair e induzir o contactado a fornecer informações sigilosas dados bancários, cartão de crédito, senhas e outros informações confidenciais


Os conteúdos podem ser dos mais variados tipos como por exemplo, em nome de bancos, governo, instituições financeiras, como PayPal ou até mesmo Correios, sempre solicitando uma ação ou informação. Com o pedido para que abra determinado link ou arquivo, faça ligação ou instale/ atualize um software específico.


O Brasil é líder mundial em ataques virtuais feitos via email, SMS e links suspeitos.


Vejamos alguns tipos de phishing.


Scam: Os golpes de phishing scam são tentativas dos criminosos de induzi-lo a fornecer informações pessoais, como números de contas bancárias, senhas e números de cartão de crédito, através da abertura de links ou arquivos contaminados. Essas informações serão usadas para usar sua conta indevidamente, roubar dinheiro e realizar transações. O contato pode ser feito via telefone, email, mensagem de texto ou pelas redes sociais.


Blind Phishing: este é o mais comum de todos, disparando e-mails em massa e sem muitas estratégias, que contam apenas com a sorte de que algum usuário caia na armadilha. (Quem nunca recebeu um email suspeito)


Clone phishing: este golpe clona um site original (os mais comuns são sites de grandes lojas) para atrair os usuários com. Geralmente, ao acessar o site falso, a pessoa tem que inserir informações cadastrais em um formulário malicioso que transmitirá as informações para os criminosos. Em seguida o usuário é direcionado para a página original sem perceber que foi vítima.


Smishing: é o nome para phishing realizado através de SMS. São mensagens que geralmente constrangem o usuário como dívidas ou que impulsionam a tomar decisões imediatas pela emoção como sorteio, prêmios ou um valor alto a receber.




Como reconhecer o phishing.


Sempre desconfie de ofertas as quais são muito vantajosas, pois como dizia o ditado “Quando a esmola é de mais, o santo desconfia” normalmente essas ofertas sempre vem como “Você ganhou clique no link para de receber seu prêmio” quando clica no link malicioso é o momento em que seu dispositivo é invadido, ou a vítima é encaminhada para um site falso o qual é direcionada.


Fique sempre atento aos remetente do email muita das vezes os criminosos utilizam de nomes de empresas conhecidas para tentar se por alguma empresa.


Como se proteger de ataques Phishing


Avalie as informações e a intenção do email recebido. Certamente com uma leitura um pouco mais atenta você já vai conseguir identificar se é um conteúdo malicioso ou não.


Tenha um bom antivírus instalado, mantenha sempre seus aparelhos atualizados (principalmente atualizações de segurança), crie verificação de duas etapas para suas contas.


Por fim.


Casa ocorra de cair em phishing não se desespere, procure ajuda de um advogado especialista em Direito Digital ele saberá lhe orientar da melhor maneira.


Marina Elaine Pereira, é Advogada pós graduada em Direito Constitucional e Direito Tributário. Especialista em Compliance. Membro da Comissão Estadual de Direito Médico e da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil/SP. Foi Ouvidora Geral do Município e Secretária de Saúde de Sorocaba/SP.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page